Quase iguais, mas diferentes – Depilação vs. Sugaring

O Sugaring/depilação com pasta de açúcar existe há muitos séculos e foi um dos primeiros métodos  conhecidos de depilação, tendo recentemente voltado a entrar na área da estética e beleza. A verdade é que é uma técnica já conhecida da maioria dos profissionais, e também é verdade que a depilação com pasta de açúcar está se a tornar um pedido cada vez mais frequente por parte dos clientes.

Então, porque é que, depois de séculos fora do radar e ofuscado pela depilação a cera tradicional, a depilação com pasta de açúcar  está de volta? Hoje em dia os consumidores procuram cada vez mais alternativas naturais, para a sua alimentação, para os seus produtos de beleza ou os produtos de higiene, e prestam cada vez mais atenção ao que é colocado no seu corpo. As próprias marcas que fabricam só pasta de açúcar depilatória (não produzindo ceras) também avançam com um conjunto de vantagens deste método, como por exemplo, “sugaring é menos doloroso”, “sugaring não causa irritações da pele” e “sugaring fornece resultados mais duradouros”. De facto criam um mito de perfeição à volta da técnica, fazendo parecer superior à depilação tradicional a cera. Embora existam algumas vantagens muito relevantes para a depilação com açúcar ou Sugaring, nem todas as afirmações são inquestionáveis. Há também um nível de secretismo e sigilo entre os  profissionais que utilizam o Sugaring, o que torna esta técnica ainda mais exclusiva.

Em primeiro lugar, importa perceber o que é realmente a depilação com pasta de açúcar ou sugaring. A técnica de sugaring utiliza uma substância natural semelhante a um caramelo que é “amassada” repetidamente na pele removendo os pêlos à medida da sua passagem. A pasta de açúcar é espalhada ou moldada na pele, com a mão ou espátula, na direcção contrária à do crescimento do pêlo. Diz-se que penetra no folículo piloso agarrando-se firmemente e envolvendo o pêlo. Quando a pasta de açúcar é retirada, o  pêlo, incluíndo o bulbo, desliza para fora na direcção do seu crescimento. Esta técnica é diferente da depilação com cera, que remove o pêlo na direcção oposta.

 

Embora as técnicas de depilação a cera e a pasta de açúcar (sugaring) sejam diferentes, os resultados são muito semelhantes quando executados correctamente. Os profissionais que foram treinados na técnica da depilação tradicional com cera, e pretendem oferecer o serviço de depilação com sugaring, basicamente precisam de “desaprender” tudo aquilo que já sabem sobre depilação, para se tornarem especialistas na depilação com pasta de açúcar e aperfeiçoarem a técnica.

Alguns clientes juram a pés juntos que a depilação com pasta de açúcar dói menos do que a depilação a cera, mas a verdade é que, como em qualquer tratamento, dependerá da habilidade do profissional.  Ambas as técnicas removem o pêlo desde o folículo e isso nunca é agradável. Elas podem, no entanto, serem menos dolorosas se o profissional estiver a realizar o tratamento com uma boa técnica. Para alguns clientes, uma má cera, utilizada por um profissional inexperiente, pode fazer um bom tratamento de depilação com pasta de açúcar parecer o “top” da depilação. Alguém que nunca experimentou uma boa depilação com cera não irá perceber que a depilação tradicional poderá ser o melhor. Os defensores do sugaring afirmam que a depilação tradicional a cera pode levar a mais pêlos partidos, no entanto, sem uma técnica proficiente, também poderá acontecer o mesmo com a depilação com pasta de açúcar. Se estiver a utilizar uma boa cera, de forma correcta; à temperatura certa e não fizer a depilação à pressa, não haverá pêlos partidos à vista.

Na depilação tradicionais, a consistência da sua cera é vital para um tratamento de depilação perfeito. A depilação com pasta de açúcar/sugaring não é diferente. A pasta de açúcar é aquecida apenas ligeiramente, tornando-se assim quase impossível queimar as clientes. A pasta de açúcar ganha temperatura através do calor do corpo e isso desempenha uma papel importante sobre o seu funcionamento. Poderá também funcionar de forma diferente em regiões com climas mais quentes e estragar-se facilmente. A pasta de açúcar pode cristalizar se exposta a humidade  – mesmo a mais pequena quantidade de solução desinfectante, pré depilação ou água, poderá afectar a consistência e eficácia do produto, e no caso de ser aquecida em excesso poderá queimar. A grande vantagem da pasta de açúcar é que geralmente apenas uma bola de pasta é o suficiente para uma parte do corpo, assim não há o risco de voltar para a lata ou de mergulhar duas vezes evitando contaminações cruzadas.

A pasta de açúcar existe em diferentes variedades. As pastas de açúcar firmes/Strong são ideais para iniciantes na técnica, pois tornam-se mais fáceis de controlar. São concebidas e indicadas para utilização em áreas mais quentes do corpo, como depilação brasileira/ íntima e axilas, são boas para áreas mais pequenas do corpo e para uso em climas mais quentes. As pasta de açúcar macias/Soft são adequadas para profissionais mais experientes e para utilização em áreas maiores do corpo, como pernas e braços, que normalmente não são tão quentes.

Os ingredientes das ceras podem variar muito; podem ser derivados de resinas não refinadas (resina pinheiro) ou resinas sintéticas. Em relação à pasta de açúcar há muito menos espaço na variação do seu fabrico.  Pastas ou géis de açúcar são essencialmente feitos de açúcar, água e limão. Embora todas as fórmulas sejam diferentes entre fabricantes, tem sido feita ao longo dos séculos com estes ingredientes básicos, desde a sua origem no médio oriente.

Por causa da sua fórmula básica e natural, o sugaring está a ganhar cada vez mais uma alta reputação, por não causar irritações na pele, o que é o oposto do que pode acontecer às vezes com a cera tradicional. A depilação com pasta de açúcar ou Sugaring pode ser uma óptima solução para clientes que optam por não se depilar, por sofrerem de reacções e irritações, até ás ceras tradicionais com fórmulas mais sensíveis.

Se está a ponderar, juntar a depilação com pasta de açúcar ou sugaring à sua oferta de serviços e tratamentos, há alguns aspectos importantes a considerar. Em primeiro lugar, consulte os seus clientes e saiba se estão satisfeitos com os seus tratamentos de depilação. Se eles não estiverem totalmente satisfeitos, investigue o motivo. A sua equipa não tem conhecimento ou experiência? Em vez de voltar a dar uma formação completa à sua equipa, numa área em que já aprenderam, talvez seja mais benéfico a participação num workshop de reciclagem de conhecimentos. Re-obter os seus conhecimento de depilação desde o início será muito mais fácil, rápido e económico do que aprender uma técnica completamente nova e distinta.

Terá que determinar se a utilização da pasta de açucar se adequa ao seu modelo de negócio. Alguns salões e SPAs baseiam toda a sua oferta em volta de produtos e serviços naturais, vegan e orgânicos, e isso poderá ser um verdadeiro ponto diferenciador. Irá sempre existir um nicho de mercado, com clientes que desejem tratamentos holísticos e completamente naturais e espaços de negócio experientes podem obter benefícios nesse tipo de oferta. Os gabinetes que oferecem este tipo de serviço exclusivo, normalmente cobram mais do que um tratamento de depilação clássico, uma vez que demora mais a sua execução e, embora com boa relação custo-benefício, a pasta de açúcar custa mais por kg do que as ceras tradicionais. Isto significa que, os clientes que procuram alternativas naturais e diferenciadoras, estão dispostos a pagar um pouco mais.

Se tem um tipo de negócio de oferta de serviços móvel, o Sugaring poderá ser uma óptima solução, especialmente se quiser especializar-se nesta técnica. Requer pouco ou quase nenhum aquecimento, facilitando as deslocações e o agendamento e apenas uma bola de pasta de açúcar geralmente é o suficiente para um tratamento de depilação. Uma vez que a pasta de açúcar pode fácilmente ser lavada com água morna, não necessitará de nenhum produto extra durante o tratamento ou para a limpeza após depilação. Os clientes poderão ser atendidos com rapidez e eficiência. Lembre-se apenas de limpar a sua estação móvel, pois as formigas adoram açúcar!

A pasta de açúcar não irá necessariamente substituir a cera tradicional, pode e deve haver lugar no seu troley” de depilação para as duas, lado a lado.

 

SUGARING Pasta de Açucar H2O Soft

 

 

SUGARING Pasta de Açucar H2O Strong

 

LANÇAMENTO: Cera Depilação Negra Elástica Carbono

CHEGOU UMA NOVA GERAÇÃO DE CERAS DEPILATÓRIAS DE LUXO

CERA NEGRA ELÁSTICA DE CARBONO

DEPILAÇÃO BRASILEIRA
MAIOR ELASTICIDADE
CAMADAS MAIS FINAS DE CERA
MAIOR EFICÁCIA NA REMOÇÃO DE PÊLO SEM NECESSIDADE DE BANDAS
MÉTODO ESPANHOL/EUROPEU

 

 A sua facilidade de utilização em camadas super finas, a incrível elasticidade, a sua baixa temperatura de fusão, o rápido tempo de secagem e a sua precisão com um arranque de pêlo suave, menos doloroso mas mais efectivo, transformam a Cera Negra Elástica de CARBONOnum elemento imprescindível para as profissionais de estética mais exigentes.

 

ASSISTA AO VÍDEO: